23.9.07

Combate à pobreza domina Fórum sobre Coesão Social

in Diário Digital

A combinação de iniciativas para combater a pobreza e o reforço da coordenação entre as políticas socio-económicas é o objectivo do Fórum União Europeia, América Latina e Caraíbas sobre Coesão Social, que começa hoje no Chile.

O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, José Vieira da Silva, disse à agência Lusa que o tema central da sessão plenária do Fórum é a «combinação de iniciativas para combater a pobreza, de medidas contra a discriminação e reconhecimento dos direitos humanos fundamentais, e também um reforço da efectiva coordenação entre as políticas social e económica».

«Espera-se que haja uma troca de experiências para promover uma maior inclusão das políticas sociais em todos os Governos representados», adiantou Vieira da Silva que preside à abertura do Fórum, no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia.

Além do ministro português, presidem à sessão de abertura o Presidente da República do Chile, Michelle Bachelet, e o Comissário Europeu para o Emprego e Assuntos Sociais, Vladimir Spidla.

Após o encontro de 2006 em Viena, Áustria, ficou decidida a organização de um encontro que reunisse representantes dos países da UE e da América Latina e Caribe, no sentido de acompanharem a evolução da situação sócio-económica e desiguladades sociais e a análise de respostas respeitantes às políticas públicas nacionais e internacionais.

O Governo do Chile aceitou a organização deste Fórum, em cooperação com a Comissão Europeia, preparando assim a reunião que acontecerá em Lima (Perú), em 2008.

O «Foro Unión Europea, América Latina Y Caribe sobre Cohésion Social» decorre até terça-feira, em Santiago do Chile, no Palácio de la Moneda.