17.9.07

Crianças e idosos terão transportes

Zulay Costa, in Jornal de Notícias

A Câmara de Vagos quer implementar uma rede de transportes destinada às crianças e idosos do município, numa parceria com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

Nesse sentido, a autarquia mostra-se disposta a apoiar, em 50%, a aquisição de nove autocarros novos, que serão entregues a outras tantas IPSS do município. De fora ficam as de Vagos e Ouca, que já possuem meios de transporte similares.

Até final de Outubro, irão ser adquiridos sete autocarros de 43 lugares e dois de 27 lugares, a maioria equipados com elevadores para cadeira de rodas, custando cada cerca de 150 mil euros, que deverão ser suportados em partes iguais pela autarquia e pelas instituições, estas últimas através de fundos próprios ou do fundo de socorro social da Segurança Social.

A intenção é "fazer face a situações como o prolongamento de horário e centros de dia, em que as crianças e idosos têm de se deslocar às IPSS que fazem essas actividades", explica o vice-presidente da autarquia, Carlos Neves.

Segundo o autarca , "o encerramento de escolas" e a necessidade de "construção dos centros educativos" aumentou a urgência em implementar os transportes. "A Câmara quer entregar esse serviço às IPSS porque haverá uma maior rentabilização dos meios materiais e humanos, porque muitas instituições já possuem funcionários para o transporte de utentes", explica. O primeiro autocarro deverá chegar, na próxima semana, ao Centro Social de Sosa. Os restantes serão entregues em Outubro.