15.9.07

Imigração na agenda até Dezembro

IC, in Jornal de Notícias

Rui Pereira quer acelerar debate


O ministro da Administração Interna prometeu ontem "desenvolver todas as diligências necessárias" para que a presidência portuguesa da UE comece a trabalhar "dedicadamente" nas duas propostas de directivas sobre imigração que o vice-presidente da Comissão, Franco Frattini, irá apresentar a 23 de Outubro. Ainda assim, Rui Pereira reconhece que dificilmente os documentos poderão ser aprovados até final de Dezembro, dados os trâmites processuais.

A encerrar a conferência que decorreu nos últimos dois dias em Lisboa, o ministro considerou ter sido atingido o objectivo de "dar um novo impulso à segunda fase da política comum de imigração". O reforço da cooperação com países de origem é uma das prioridades identificadas, mas Rui Pereira não concretizou que medidas poderão ser levadas, já em Novembro e Dezembro, às cimeiras EuroMed e UE-África.

Depois de uma intervenção crítica do cantor e activista Bob Geldof, que considerou ser pouco o que a Europa faz em relação a África e alertou para o risco de empobrecimento decorrente das medidas para captação de "cérebros", o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, considerou haver "total convergência" com a presidência portuguesa, que também pretende acções "concretas" com países africanos.