20.9.07

Campanha de sensibilização contra a pobreza

in O Primeio de Janeiro

O Fórum Não Governamental para a Inclusão Social (FNGIS) apresenta hoje, em Lisboa, uma campanha de sensibilização contra a pobreza e a exclusão social. Em Portugal, a pobreza atinge uma em cada cinco pessoas.

Entre os grupos mais vulneráveis estão as crianças e os idosos (o risco de pobreza atinge 24 por cento da população infantil e 28 por cento da população idosa). A campanha «Não deixe que a pobreza se transforme em paisagem» será lançada em Lisboa e surge no âmbito do Projecto «Isto inclui-me: da Participação à inclusão».

O projecto insere-se nos objectivos gerais do FNGIS e tem como parceiros a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, a Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal, a Cruz Vermelha Portuguesa e o Instituto da Segurança Social. A Comissão Europeia e o Instituto da Segurança Social são financiadores do projecto.

Os principais objectivos do projecto e da campanha são contribuir para a sensibilização pública no âmbito da luta contra a pobreza e a exclusão social e realçar o papel dos cidadãos perante estes fenómenos.

A partir de hoje, a campanha «Não deixe que a pobreza se transforme em paisagem» vai estar disponível em diversos suportes audiovisuais (rádio, televisão e imprensa), sendo ainda visível em cartazes, folhetos, postais e Internet.

O Fórum Não Governamental para a Inclusão Social surge no âmbito do Objectivo Comum 4 - Mobilizar o conjunto de intervenientes do Plano Nacional de Acção para a Inclusão, constituindo-se como uma forma de promover a participação de todos os actores a nível central, no processo de elaboração e acompanhamento dos planos.