25.9.07

11500 ilegaisalcançaram as costas em 2008

in Jornal de Notícias

Cerca de 11.500 imigrantes ilegais alcançaram as costas espanholas desde o início do ano, comparativamente aos 31 mil que chegaram no mesmo período do ano passado, anunciou ontem o Governo.

Apesar da redução, o Ministério do Interior admite que estão a surgir indícios de novas rotas, no tráfico de imigrantes ilegais entre o continente africano e Espanha, em resposta à pressão das autoridades espanholas, marroquinas e argelinas nas costas africanas.

Desde o início deste mês, por exemplo, registaram-se mais chegadas a locais que raramente recebem embarcações com ilegais, nomeadamente nas costas de Alicante, Baleares e Múrcia.

"Novas rotas"

"As máfias podem estar a procurar novas rotas", afirmou no congresso, em Madrid, o ministro do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba.

Rubalcaba destacou, porém, o facto de ter havido uma redução significativa do número de chegadas a Espanha, comparativamente à onda de ilegais do ano passado, que levou a um reforço significativo das medidas de segurança.

O ministro do Interior destacou ainda que o processo de repatriação dos ilegais se tem vindo a consolidar e que, este ano, deverão ser devolvidos aos seus países de origem muitos dos ilegais que chegam às costas espanholas