28.9.07

"Não deixe que a pobreza se transforme em paisagem"

Miguel Marujo, in Fátima Missionária

"Isto Inclui-me " da Participação à Inclusão" é uma iniciativa de organizações portuguesas para acabar com a pobreza


“A pobreza e a exclusão social são problemas da sociedade no seu conjunto, exigem uma responsabilização colectiva”. Para responder a esta ideia, um grupo de organizações resolveu actuar a desenvolver o Projecto “Isto Inclui-me – da Participação à Inclusão”, que se mostra em http://www.istoincluime.org/index.htm, um site onde se descobrem as motivações da iniciativa e onde se pode conhecer o que fazer.

Na página inicial, o projecto alerta para o facto de os pobres sentirem “dificuldade em ver os seus direitos humanos respeitados”, para além de outros pontos de vista que funcionam como linhas de orientação política. Afinal, o lema desta iniciativa é claro: “Não deixe que a pobreza se transforme em paisagem”.

De acordo com as entidades que promovem a campanha é possível “acabar com a pobreza”, bastando para isso “que todas as pessoas se sintam implicadas na luta contra a pobreza e a exclusão social”, que “percebam que a pobreza é uma responsabilidade global de toda a sociedade e de cada um de nós”, “que o Estado e o Governo façam leis para lutar contra a pobreza” e “que todos os cidadãos possam ter as mesmas oportunidades no exercício dos seus direitos”.

Para isto, cada um, pode dar o seu contributo, por voluntariado – “participar activamente como voluntário/a em organizações sem fins lucrativos de apoio a pessoas em situação de pobreza e de exclusão social” –, actuando junto dos decisores políticos, “como cidadão (e cidadão eleitor…) de forma activa na sua comunidade local, regional e nacional (...) fazendo chegar a quem de direito as suas reclamações e sugestões”, e procurando estar mais e melhor informado. O site oferece desde logo alguns artigos.

Dia 17 de Outubro, é dia da erradicação da pobreza. “É neste processo colectivo que todos nos devemos incluir!”, exclamam os impulsionadores da iniciativa – a partir deste site, por exemplo.