21.9.07

Ministro entregou em Braga os primeiros telemóveis de combate à solidão de idosos

Victor Ferreira, in Jornal Público

Vieira da Silva admite que Iniciativa de Segurança Idade Maior pode vir a contemplar todos os 20 mil beneficiários do Complemento Social para Idosos


O ministro da Solidariedade Social, Vieira da Silva, admitiu ontem que o programa de entrega de telemóveis a idosos, lançado ontem em Braga, pode vir a ser generalizado pelo país.

Para já, o projecto, denominado Iniciativa de Segurança Idade Maior (ISIM) e consagrado ao combate à solidão, aplica-se apenas aos 4368 beneficiários do Complemento Social para Idosos (CSI) do distrito de Braga. Mas Vieira da Silva admite que, se a iniciativa tiver sucesso, os actuais 20 mil beneficiários daquele complemento poderão vir a ser abrangidos pela medida.

Vieira da Silva previu que o número de cidadãos que recebem o CSI aumente, este ano, 33 por cento. No distrito de Braga, esta prestação corresponde, em média, a 72 euros.

À margem da cerimónia de lançamento do ISIM, durante a qual se procedeu à entrega dos primeiros telemóveis, o ministro da Solidariedade e Segurança Social defendeu que o "grande mérito" do programa - desenvolvido pelo Governo Civil de Braga, em parceria com a Optimus - reside no facto de usar "um instrumento muito simples e próximo da maioria das pessoas". Mas com "um potencial significativo para auxiliar e quebrar o isolamento" dos idosos, sublinhou.

"Já se tem tentado muitas vezes utilizar estas tecnologias das comunicações e da informação", lembrou Vieira da Silva, mas as tentativas "nem sempre têm sido felizes", por razões de "dificuldade de habituação aos instrumentos" disponibilizados. O ministro confirmou ainda que, a 1 de Janeiro de 2008, entra em vigor o novo limite mínimo de idade para acesso ao CSI, que passa de 70 para 65 anos.

A sessão decorreu na sede da Associação Industrial do Minho e foi muito concorrida, apesar de ontem apenas terem sido entregues 40 telemóveis. Antes, foram assinados protocolos com a PSP, a GNR, a ARS/Norte, a Protecção Civil e a Segurança Social, que participam na rede de atendimento dedicada à linha ISIM.