22.9.07

Mulheres com acesso mais difícil à saúde

Helga Costa, in Jornal de Notícias

Numa conferência alusiva à "igualdade de oportunidades e saúde", os actos discriminatórios para com as mulheres foram o tema dominante dos discursos de ontem, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, no Hospital de São João.

Ana Fernandes, professora universitária, demonstrou que a demora nas listas de espera é "sistematicamente maior para as mulheres do que para os homens".

Paula Esteves, em representação de João Proença, secretário- -geral da UGT, deu o mote, dirigindo-se a Jorge Lacão "As mulheres não gostam de estar em casa; querem seguir as suas carreiras". Jorge Lacão mostrou-se ciente da situação, assegurando que o Governo está a trabalhar para mudanças profundas no país. O secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros lembrou que o Governo está construir creches", com o objectivo de "duplicar o número de crianças inscritas".

Elza Pais, presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e Coordenadora Nacional da Estrutura de Missão do Ano Europeu para a Igualdade de Oportunidades para Todos, "e todas", lembrou que há maismulheres no Ensino Superior. No entanto, "os homens é que têm lugares de chefia".