11.9.07

Presidência UE - Empregabilidade e empreededorismo feminino são linhas mestras do estudo as «Mulheres e a Pobreza»

in, Sol

A aposta no desenvolvimento da empregabilidade e do empreendedorismo feminino são alguns dos objectivos da Presidência Portuguesa da União Europeia que, nesta matéria, pretende deixar o cunho de Portugal na implementação dos objectivos da Plataforma de Pequim


Estas são algumas conclusões esta tarde apresentadas pelo secretário de Estado da Presidência, Jorge Lacão, no âmbito da primeira fase de trabalhos do estudo as «Mulheres e a Pobreza».

«A nossa aposta é muito clara no reforço dos factores que conduzam a desenvolver a empregabilidade e o empreendedorismo feminino e a promover as políticas que permitam a conciliação da vida profissional, familiar e pessoal nas relações entre homens e mulheres por forma a que haja mais igualdade de oportunidades para todos, melhores condições para resolver os desafios demográficos com que a Europa está confrontada, e o nosso país em particular», declarou Jorge Lacão, em conferência de imprensa.

Segundo explicou Jorge Lacão, e no que diz respeito à relevância deste estudo, «ele tem um objectivo de permitir que Portugal contribua pela sua parte e decisivamente para a implementação dos objectivos constantes da Plataforma de Pequim e que se traduzem naquilo que é conhecido pelo 'road map' da União Europeia para a produção das políticas de igualdade de género».

«Quanto aos objectivos gerais da Presidência Portuguesa na área da promoção de igualdade entre homens e mulheres o nosso objectivo fundamental é que as políticas europeias se ocupem com matérias que permitam associar aos objectivos de uma sociedade mais dinâmica, e com condições de crescimento da economia e coesão social, na concretização da estratégia de Lisboa», acrescentou.

A propósito, o secretário de estado da Presidência destacou a importância de «áreas tão importantes como a do desenvolvimento de políticas igualitárias em matéria de igualdade de oportunidades e de tratamentos entre homens e mulheres na educação, no trabalho, na cultura e nos media».

«São outros dos vectores fundamentais que nos preocupam e que fazem parte das nossas mensagens e do nosso empenhamento na concretização dos nossos objectivos», referiu.

De salientar ainda o especial empenhamento de Portugal na matéria de combate ao tráfico de seres humanos, «quer na perspectiva de intensificação do combate ao crime organizado, quer também na especial atenção à protecção das vítimas de tráfico», concluiu.

Estas conclusões prévias foram apresentadas no seguimento de dois dias de reunião do Grupo de Alto Nível para o Mainstreaming de Género, nas instalações permanentes da Presidência Portuguesa, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.

Foram também abordados neste encontro a preparação do relatório anual sobre igualdade entre mulheres e homens, o acompanhamento do roteiro da igualdade de género, bem como do pacto europeu para a igualdade de género.

Este Grupo reúne, à porta fechada, dirigentes dos mecanismos para a igualdade e especialistas nesta matéria dos 27 estados-membros da UE e dirigentes e técnicos da Comissão Europeia da área da igualdade entre mulheres e homens.

Presidido pela CE, reúne regularmente duas vezes por ano, sendo acolhido pelo estado-membro que se encontra no exercício da Presidência do Conselho da UE. Os resultados do presente estudo deverão ser conhecidos a 03 e 04 de Outubro, numa conferência em Lisboa.

Lusa/SOL