18.9.09

"Call center" cria 250 postos de trabalho num investimento de 800 mil

Luís Martins, Jornal de Notícias

A Adecco, líder mundial na prestação de serviços de gestão de recursos humanos, vai instalar na Guarda um Centro de Suporte a Clientes e Negócios até ao final do ano. O acordo assinado, ontem, com a autarquia implica a criação de 250 postos de trabalho.

A multinacional suíça tenciona investir mais de 800 mil euros no projecto, que se assemelha a um 'call center' e funcionará em dois edifícios do parque municipal da cidade. "Havia várias alternativas, mas, em função da especificidade e da actividade desta empresa, achámos que este era o melhor local", justificou o edil Joaquim Valente, adiantando que as obras de adaptação do pavilhão vão arrancar brevemente. "A Guarda é capaz de atrair empresas num altura em que a economia é o que é", acrescentou o presidente do município.

Por sua vez, Paulo Canoa, director-geral da empresa em Portugal, considerou que a Guarda oferece as "condições ideais" para este negócio. "Fizemos um estudo sobre a população da Guarda, as suas qualificações, população empregada e desempregada, e entendemos que existem aqui características sociais e demográficas adequadas para conseguirmos rapidamente encontrar as pessoas adequadas. Depois, há também a possibilidade de actuarmos no mercado espanhol", adiantou. De resto, na Guarda, a Adecco ficará instalada junto ao Centro de Emprego e Formação Profissional e a várias instituições de ensino.

O centro, que deverá começar a funcionar no início de 2010, prestará serviços de "backoffice", pós-venda ou cobrança, prospecção comercial e atendimento ao cliente para empresas de áreas como as telecomunicações e bancos, entre outras.