25.9.09

Poupar até 940 euros com as escolhas certas

in Jornal de Notícias

O Jumbo de Setúbal é o supermercado com preços mais baixos, sendo esta cadeia e o Ecomarché as mais baratas no país, revelou ontem, quinta-feira, a DECO-Proteste, depois de analisar os preços em 551 lojas.

A revista "Proteste", de Outubro, salienta que é possível poupar até 940 euros com as escolhas certas, referindo que "os melhores negócios estão no Jumbo de Setúbal. As cadeias mais baratas são o Ecomarché e o Jumbo".

"Para uma despesa mensal de 250 euros, quem compra no Polisuper de Porto Salvo gasta mais 940 euros por ano do que quem opta pelo Jumbo de Setúbal. Mesmo fazendo as contas só no distrito de Lisboa, a economia é de 823 euros: a diferença entre o Polisuper de Porto Salvo e o Intermarché de Mafra", especifica.

O Norte e o Centro continuam a ser as regiões que "dominam o campeonato dos preços baixos".

Ao contrário, os valores mais elevados são apresentados em Lisboa e no Algarve e a "Proteste" indica o Polisuper (São João do Estoril e Porto Salvo), o Centro Comercial da Boa Hora (Lisboa) e o Alisuper (Albufeira).

A revista indica que no cabaz 1, ilustrativo do consumo de uma família média, englobando 100 produtos, o mais barato é, desde o ano passado, o Ecomarché, ao qual se juntou agora o Jumbo. "O Feira Nova, campeão há dois anos e segundo em 2008, voltou a descer e disputa agora a quarta posição com mais seis cadeias", acrescenta.

A revista de consumidores salienta ainda que é possível obter "melhores negócios" se as compras de mercearia e drogaria e frescos forem efectuadas em locais diferentes.

No cabaz 2 (inclui 81 produtos para quem escolhe o preço mais barato), ganha a cadeia Minipreço e as lojas de desconto e os hipermercados ocupam as cinco primeiras posições.

A "Proteste" também analisou as compras na Internet e salienta que "os bons negócios têm de ser procurados com paciência", apontando o sítio do Jumbo como aquele que pratica preços abaixo da média, enquanto o Continente "só compensa na mercearia e drogaria, e no cabaz 2". O portal do El Corte Inglés "é sempre mais caro do que a média".