18.9.09

Procura de casas para arrendamento já ultrapassou os 50%

in Jornal de Notícias

A procura de arrendamento está a intensificar-se no mercado imobiliário português e, em Junho e Julho, nalguns distritos do país, já registou um peso superior a 50%.

De acordo com o catálogo da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), ontem divulgado, os distritos de Lisboa, Porto, Setúbal, Leiria, Braga, Faro e Évora são aqueles onde o peso da procura por arrendamento de casas já ultrapassou os 50%.

A APEMIP considera que a opção dos consumidores portugueses pelo arrendamento "é cada vez mais uma verdadeira nova fase de âmbito nacional no mercado residencial português".

Segundo o documento, realizado pelo Gabinete de Estudos da APEMIP, a tendência tem vindo a reforçar-se desde o segundo semestre de 2008, tendo atingido nos últimos seis meses uma "relevância muito significativa".

A associação sublinha que este aumento da procura alterou "os equilíbrios estruturais no mercado imobiliário", uma vez que há uma grande escassez de casas para arrendar, que representam apenas 3% do total do mercado. E as rendas médias variam entre os 475 e os 800 euros.

A APEMIP considera que a procura de arrendamento, mais significativa em Lisboa e Porto, é encarada como uma solução, pelo menos a curto prazo, para enfrentar a conjuntura económica.

Quanto à oferta para venda, o estudo revela que 70% dos imóveis para habitação no mercado são apartamentos T2 e T3, com preços entre os 1653 euros e os 2000 euros por metro quadrado.