15.9.09

Desemprego em Portugal estável nos 9,2% em Julho

in Jornal de Notícias

Número, coincidente entre Eurostat e OCDE, representa um aumento de 1,4 % relativamente ao mesmo período de 2008.

A taxa de desemprego em Portugal estabilizou em Julho, face ao mês anterior, nos 9,2 por cento, e também no conjunto dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), nos 8,5 por cento, anunciou hoje a organização.

Segundo os dados divulgados hoje, segunda-feira, o desemprego em Julho em Portugal manteve-se nos 9,2 por cento, o mesmo valor calculado pelo Eurostat, um aumento de 1,4 por cento face a igual período de 2008.

A taxa de desemprego em Portugal no segundo trimestre agravou-se 1,5 por cento face ao mesmo período de 2008.

Para o conjunto da OCDE, a organização aponta para uma estabilização no mercado de trabalho, com a taxa de desemprego a manter-se nos 8,5 por cento em Julho, igual à calculada no mês anterior, mas 2,4 por cento superior ao período homólogo de 2008.

Nos EUA, a taxa de desemprego situou-se nos 9,7 por cento em Agosto, mais 0,3 por cento que em Julho e um valor 3,5 por cento superior ao registado em igual período de 2008.

O mercado de trabalho do Japão viu o desemprego aumentar 0,3 por cento em Julho face a Junho e 1,7 por cento comparado com o ano anterior.

No que diz respeito às maiores economias europeias, a França viu a taxa de desemprego agravar-se 0,2 por cento para os 9,8 por cento face ao mês anterior, mais dois por cento do que há um ano atrás. Na Alemanha, a taxa de desemprego calculada pela OCDE estabilizou nos 7,7 por cento de Junho para Julho, um agravamento de 0,5 por cento face a igual período de 2008.