22.9.09

PME com maiores dificuldades em obter crédito

in Jornal de Notícias

As pequenas e médias empresas da zona euro consideram ter sido mais díficil conseguir financiamento no primeiro semestre deste ano e não esperam uma melhoria no segundo, mostra um inquérito do Banco Central Europeu (BCE) hoje divulgado.

Publicando os resultados do seu primeiro inquérito junto das PME, o BCE disse ter havido "uma deterioração das disponibilidades de financiamento externo" e que para o futuro, "a maioria das PME espera que a sua capacidade em obter financiamentos se mantenha largamente inalterada".

A recessão global tornou os bancos renitentes em emprestar e afectou também a própria procura de crédito. Embora as economias da Alemanha e da França tenham retomado inesperadamente uma trajectória de crescimento no segundo trimestre, esta recuperação deverá continuar limitada se não houver uma melhoria dos fluxos de crédito e um aumento das despesas das famílias.

"Entre as PME que se candidataram a empréstimos bancários na primeira metade de 2009, 77 por cento dizem ter recebido tudo ou parte do montante solicitado, enquanto 12 por cento indicam ter visto rejeitado o respectivo pedido", precisa o BCE. Uma percentagem líquida de 33 por cento assinala uma deterioração das disponibilidades de crédito.

Quanto maior e mais antiga for uma companhia a pedir um empréstimo, mais possibilidades tem de obtê-lo, acrescenta o BCE.

O BCE ressalva que os resultados deste inquérito têm se ser interpretados "com prudência", por ser o primeiro do género a ser realizado. Cobriu 6.000 empresas e foi conduzido em conjunto com a Comissão europeia entre 17 de Junho e 23 de Julho.

"O BCE vai repetir parte deste inquérito todos os seis meses de modo a acompanhar os últimos desenvolvimentos nas condições de financiamento das empresas na zona euro", indica a instituição. "Um inquérito mais abrangente será efectuado todos os dois anos com a Comissão Europeia", indica ainda.