11.9.09

Crise: Linha SOS da DECO atendeu 3000 chamadas de "todas as classes" em seis meses

in Jornal Público

A linha SOS Crise, lançada há seis meses pela DECO, já recebeu mais de três mil chamadas e os simuladores de crédito na Internet já tiveram 37 mil consultas, segundo fonte da associação para a defesa do consumidor.

"O balanço do primeiro semestre é muito positivo. Começámos por atender pedidos de consumidores com poucos recursos, que estavam muito desesperados. Neste momento, somos consultados por todas as classes, muitas com nível médio-alto", disse Rita Pinho Rodrigues, responsável pela linha da DECO.

Com os cinco simuladores disponibilizados pela DECO, os utilizadores podem saber qual o melhor banco para obter um crédito à habitação ou se compensa mudar de banco ou se é adequado juntar vários créditos num só.

Além do empréstimo da casa e do carro, os simuladores da DECO ajudam ainda a contabilizar todos os gastos de uma família, do supermercado às telecomunicações.

"O simulador mais visitado é o do crédito à habitação, que tem quase o dobro das consultas feitas ao simulador que ajuda a gerir o orçamento familiar. Quase todos os consumidores que utilizam os simuladores visitam o do crédito à habitação", precisa a responsável, explicando-o com o elevado peso do crédito à habitação no orçamento dos portugueses.

A linha SOS Crise foi lançada pela DECO a 12 de Março último, tendo como objectivo ajudar os consumidores que ainda não estão sobreendividados ou que ainda têm poucas dificuldades financeiras a precaverem-se das situações de insustentabilidade.

"Notámos nestes seis meses que o perfil dos consumidores que acedem ao site e à linha telefónica mudou e que, neste momento, somos procurados pela população em geral. Já não é só a mais carenciada", descreve Rita Pinho Rodrigues.

O número 808 780 507 funciona todos os dias, entre as 09h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00 (sexta-feira até às 17h00), e deverá continuar disponível no próximo ano.

"Vamos dar continuidade no próximo ano, tendo em conta que a crise não parece estar no fim e que o serviço tem tido um carácter formativo muito interessante", adiantou a responsável.