9.4.10

Desafio à criatividade na luta contra a pobreza

in Diário de Coimbra

Associação lança concurso para logótipo e mascote da campanha “A minha voz contra a pobreza”


A Associação Mandinga de Iúna, com a colaboração do Instituto Português da Juventude (IPJ) e da OIKOS, está a promover um concurso para seleccionar um logótipo e uma mascote para a iniciativa “CoimbraContraPobreza”, que, ao longo do ano, envolverá diversas instituições da cidade. Os jovens criadores que se interessem por causas sociais podem entregar as suas propostas nas instalações do IPJ de Coimbra até dia 23 deste mês. Os trabalhos vencedores, anunciados no início de Maio, serão transformados na imagem da campanha, impressa e recriada em diversos materiais de merchandising usados para recolher fundos em favor de projectos de luta contra a pobreza, revelou ao Diário de Coimbra José Ferramenta, coordenador do programa.

Os temas a utilizar para a criação do logótipo serão a pobreza e Coimbra, simbolizando a união da cidade e da sua sociedade no combate a esta problemática, enquanto a apresentação da mascote fica sujeita à escolha do criador, mantendo-se a sensibilidade pelo tema, refere o responsável, adiantando que o Instituto Técnico e Artístico e Profissional (ITAP), a Escola Superior de Educação de Coimbra e a ARCA – Escola de Artes são parceiros na realização do concurso.

A escolha do logótipo e da mascote serão o primeiro momento público desta campanha, que surge «inspirada pelos ideais e acções desenvolvidas por Bono Vox, vocalista da banda irlandesa U2, e procura também elogiar o seu empenho na luta contra a pobreza mundial» no ano em que o grupo actua em Coimbra (a 2 e 3 de Outubro).

De acordo com José Ferramenta, o trabalho no âmbito da campanha “A minha voz contra a pobreza” já arrancou, com o estabelecimento ou ainda contacto de diversas parcerias, com destaque para o Conselho Nacional da Juventude, Ateneu de Coimbra, Associação Académica, Escola da Noite, Cruz Vermelha ou o Centro de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

A ideia deste projecto nasceu na Mandinga de Iúna, uma associação desportiva e cultural de capoeira que há cerca de cinco anos trabalha o desporto como forma de inclusão social. «Desenvolvemos com a Cáritas de Coimbra o “ID – Inclusão pelo Desporto”, com realização de actividades desportivas diversas em que participam cerca de 65 crianças e jovens, e pretendemos estendê-lo a outras entidades, beneficiando mais jovens», declara José Ferramenta.

Assim, além do principal objectivo de sensibilização das pessoas para os problemas da pobreza e da discriminação, a campanha delineada no Ano Europeu de Luta contra a Pobreza e Exclusão Social pretende recolher fundos para impulsionar novos projectos da Mandinga de Iúna, conforme explica o responsável.

As actividades viradas para o público intensificam-se em Setembro e Outubro, com envolvimento de escolas e associações, estando previsto um ciclo de cinema, debates, exposições, teatro e animação de rua.

O regulamento para o concurso “Junta a Tua Criatividade na Luta contra a Pobreza”, que visa a criação de um logótipo e mascote, pode ser obtido no site do IPJ ou pelo e-mail aminhavozcontrapobreza@gmail.comEste endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email .