in RR
O presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza considera que o anúncio de José Sócrates possa ter um efeito desmobilizador nos portugueses no combate à crise.
É um truque do primeiro-ministro com fins eleitoralistas. É a reacção do padre Jardim Moreira, presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza, ao pacote de medidas anunciadas por José Sócrates na sequência do acordo obtido com a “troika”.
“Penso que é uma antecipação política e partidária de querer fazer um adiantamento eleitoral de forma a conquistar votos para o seu lado”, afirma o padre Jardim Moreira. “Ele [Sócrates] apresenta-nos um mundo um pouco mais cor-de-rosa, mas quando vier a troika ela é que vai ser a má da fita”, acusa.
O presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza considera existir “todo um truque, que é normal no nosso primeiro-ministro, de atrair os mais incautos e nos ajudar a pensar que de facto as soluções são aquelas que ele apresenta e não as reais que vão ser apresentadas”. “Esta é uma suposição sem dúvida, mas que a leitura leva a isso”, defende.
O padre Jardim Moreira receia ainda que este anúncio de José Sócrates possa ter um efeito desmobilizador nos portugueses no combate à crise. “As pessoas estavam a ficar bastante responsabilizadas e conscientes de que o momento é difícil. Entretanto, penso que este facilitismo, ou parece um facilitismo, pode levar as pessoas a não assumir a responsabilidade e a querer continuar a viver muito da subsidiodependência”, alerta.


