in Jornal Público
A Câmara de Oliveira de Azeméis arranca esta quinta-feira com o programa “Entremãos”, em que seniores com tempo livre vão desempenhar tarefas úteis para os cidadãos, que, na mesma faixa etária, têm dificuldade em as realizar.
Na fase inicial do projecto estão envolvido 14 voluntários que se disponibilizaram para rentabilizar os seus conhecimentos, artes e saberes – seja na criação de cestaria que depois irá integrar uma exposição, por exemplo, seja na execução de pequenos trabalhos de costura para idosos que já não conseguem subir bainhas ou pregar botões.
A vereadora da Acção Social na autarquia, Gracinda Leal, declarou à Lusa que “o programa surge da necessidade de ocupar o tempo das gerações mais velhas em prol daqueles que menos têm e mais precisam”.
O projecto “Entremãos” apresenta-se assim como “uma acção enriquecedora que pretende promover a troca de experiências através de um processo com elevado índice de ajuda e partilha”, em que “os benefícios se prendem com a formação de um grupo de voluntários seniores que ampliarão os seus conhecimentos potenciando as suas capacidades e saberes”.
Lurdes Leite tem 59 anos e tornou-se uma dessas voluntárias porque acredita que “quem ajuda recebe sempre mais do que recebe”.
“Eu sempre gostei de ajudar os velhinhos e de fazer companhia a quem está doente”, afirma a moradora em Cucujães. “Agora que tenho mais tempo livre posso participar neste projecto, ou a aprender coisas novas, como pintar, ou a fazer o que já sei, tipo croché e uns arranjos de costura”.
“Sempre é uma forma de ocupar o tempo”, acrescenta Lurdes Leite, “e o convívio faz-nos sempre bem”.
Outro voluntário do “Entremãos” é Manuel Gomes, que tem 74 anos e, desde os sete, quando começou a trabalhar, já fez “de tudo”. Foi serralheiro mecânico, picheleiro, electricista, pedreiro e agricultor, e, depois de uma fase em que “era chamado para consertar tudo em todo o lado”, tem agora mais tempo disponível e por isso é que decidiu participar no programa.
“Gosto de andar sempre entretido”, explica. “Fui com a minha mulher para a ginástica, de lá chamaram-nos para isto e agora eles vão adaptar aquilo que eu sei àquilo que for preciso fazer para desenrascar outras pessoas”.
“Se já trabalhei com engenheiros e acabei por ser eu a ensiná-los a eles”, observa o septuagenário, “ainda hei-de ter alguma coisa que dê jeito ensinar a mais alguém”.
Integrado no Ano Internacional do Voluntariado, o projecto “Entremãos” é dirigido aos cidadãos inscritos no Conselho Municipal do Idoso. Decorre todas as quintas-feiras à tarde no Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis, onde envolve 14 voluntários seleccionados para o efeito entre os participantes do Programa Desportivo Viver Melhor.
Propõe-se promover estudos específicos sobre a atitude, a predisposição e a motivação da população sénior para o exercício de acções voluntárias, tendo como finalidade contribuir para a diminuição do isolamento social e para a integração da Terceira Idade em iniciativas de interesse social e comunitário.


