in SICnotícias
A abertura do Ano do Voluntariado arrancou hoje com o lançamento do livro infantil 'A Formiga no Carreiro' cujas vendas revertem a favor da reconstrução de um programa de voluntariado no Bairro do Aeroporto em Maputo, Moçambique.
Sob o lema "Sê Voluntário! Faz a diferença" as comemorações do Ano do Voluntariado prolongam-se até dia 21 de maio.
Vão ser várias as iniciativas ao abrigo desta iniciativa: concertos, oficinas de histórias, terapia do riso, teatro, a cargo de instituições como Banco Local de Voluntariado, do Instituto Português da Juventude, a Oikos, a Universidade do Minho, o Governo Civil ou a Europe Direct.
O livro que marca o inicio das comemorações do Ano do Voluntariado, a "Formiga no Carreiro", é, segundo a autora Adriana Fernandes, "não só uma homenagem à letra de Zeca Afonso como pretende mostrar uma história de pessoas reais".
O representante da Europe Direct, Abraão Veloso, enalteceu o "papel do voluntariado" e a importância "destas ações de entrega" na construção de "um caminho de esperança".
O padre Luís Barroso, "rosto" da campanha de solidariedade para com o Bairro do Aeroporto em Maputo, afirmou que este "é um projeto real, com pessoas reais"
A venda do livro "A Formiga no Carreiro" reverterá totalmente para a reconstrução de salas na Escolinha Fiorinhas do Aeroporto no Bairro do Aeroporto".
Além do lançamento do referido livro foi hoje inaugurada uma exposição fotográfica "em homenagem a todos os voluntários que permitem dar pão aos sem pão e dar voz aos sem voz", com imagens de Fátima Torres, Hugo Delgado e Bernardina Silva.
JYCR
Lusa/ Fim


