3.10.14

Criada Comissão Social de Freguesia da Cidade de Santarém

in O Mirante

A criação da Comissão Social de Freguesia da Cidade de Santarém foi formalizada na noite de 24 de Setembro, em sessão realizada na sede da União de Freguesias da Cidade de Santarém, autarquia de quem partiu a iniciativa para a constituição desse novo organismo. Com este passo fecha-se o último elo da Rede Social, que se iniciou com a constituição do Conselho Local de Acção Social de Santarém (CLASS), em Fevereiro de 2000.

“Grandes desafios se levantam na sociedade civil dos dias de hoje e, por isso, só uma política de proximidade nos dará resposta eficaz. Assim, as freguesias, designadamente, as Comissões Sociais de Freguesia, sendo o poder local mais próximo do cidadão, cabe-lhes, em parceria, a identificação e análise dos problemas existentes, assim como, a concertação de uma estratégia que promova a boa resolução dos mesmos”, considera a União de Freguesias da Cidade de Santarém em comunicado.

O executivo liderado por Carlos Marçal (PSD) definiu a acção social como prioridade para o actual mandato, acreditando que a Rede Social em articulação com os parceiros públicos e privados pode dar uma resposta afirmativa no combate à pobreza e à exclusão social, bem como promover o desenvolvimento social e garantir uma maior eficácia e organização de respostas dos equipamentos ao nível local.

Câmara de Santarém, Centro Distrital da Segurança Social, Centro de Emprego e Formação Profissional, Agrupamento de Centros de Saúde Lezíria-Ribatejo, agrupamentos de escolas da cidade, PSP, GNR, Gabinete de Apoio à Vítima, Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, Rede Europeia Anti-Pobreza, Misericórdia de Santarém, Centro Social Interparoquial de Santarém, Lar Evangélico Nova Esperança , APPACDM e associações, culturais, desportivas e de moradores são alguns dos parceiros convidados a integrar esta Comissão Social.