1.10.14

Deco alerta para disparidade de preços da água

in iOnline




Nos 25 municípios com preços de saneamento mais elevados os consumidores pagam anualmente, tendo em conta um consumo médio mensal de 10 metros cúbicos, entre 127,15 e 191,65 euros




A Deco alerta hoje, no Dia Nacional da Água, para a elevada dispersão de preços de abastecimento, que variam entre os 239 euros por ano em Santo Tirso e Trofa e os 18 euros em Terras de Bouro.

Depois de analisar os preços praticados atualmente por 245 municípios portugueses, incluindo Açores e Madeira, a Deco concluiu que 25 deles praticam os preços mais elevados, com valores anuais entre os 161 e os 239 euros por um consumo mensal médio de 10 metros cúbicos.

A diferença de preços entre o município com preço de abastecimento mais baixo (Terras do Bouro) e mais elevado (Santo Tirso e Trofa) é de 221 euros.

De acordo com um texto que a Deco vai publicar hoje na sua página na internet, o aumento de preços da água não é exclusivo dos municípios com tarifários mais baixos, pois dos 25 municípios com preços mais elevados apenas três mantiveram a tarifa.

O município com preço mais elevado em 2013, Vila do Conde, foi o único a descer a tarifa de abastecimento de água face a 2012.

Segundo a análise feita pela Deco, o preço da água nos últimos dois anos aumentou em 143 (63%) dos municípios do Continente, manteve-se em 66 e diminuiu em 19.

A Deco considera que "não existe uma política de tarifários mais baixos para famílias carenciadas através de um tarifário social" e refere que entre os 25 municípios com preços mais elevados, apenas 11 o aplicam.

O tarifário reduzido para famílias numerosas é praticado em oito municípios.

A Deco analisou as tarifas dos mesmos municípios relativamente ao saneamento de águas residuais urbanas e concluiu que 11 deles ainda não aplicam a tarifa de saneamento.

Entre os que a aplicam, a dispersão dos valores também é elevada: um consumidor de Barrancos paga 8,10 euros anuais e um de Torres Vedras 191,65 euros. Uma diferença anual de 183,55 euros.

No serviço de tratamento das águas residuais, o valor aumentou em 141 (62%) dos municípios analisados no Continente. Em 70, o tarifário manteve-se e em 16 diminuiu.

Nos 25 municípios com preços de saneamento mais elevados os consumidores pagam anualmente, tendo em conta um consumo médio mensal de 10 metros cúbicos, entre 127,15 e 191,65 euros.

A Deco refere ainda que o setor dos resíduos sólidos urbanos está longe da harmonização, pois métodos de cálculo diferentes originam custos distintos na fatura, que pode levar a uma diferença de 153,24 euros anuais entre um residente em Monforte e outro na Póvoa de Varzim.

Nos 25 municípios com preços de saneamento mais elevados, os consumidores pagam anualmente entre 75 e 157,44 euros, tendo em conta um consumo médio mensal de 10 metros cúbicos.

Os dados da Deco são divulgados no dia em que o Governo apresenta Plano de Reestruturação do Setor das Águas.