9.10.07

Governo quer saber mais sobre menores acolhidos

Governo quer saber mais sobre menores acolhidos

Bárbara Simões, in Jornal Público

O Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social quer saber por que razão tantos menores permanecem muito tempo em instituições de acolhimento. Para isso pediu um levantamento nominal de todas essas situações.

De acordo com o relatório de caracterização das crianças e jovens em situação de acolhimento em 2006, ontem divulgado pelo PÚBLICO, quase metade dos 12.245 acolhidos viviam há pelo menos quatro anos no sistema e para cima de um quarto estava lá há mais de seis anos.

O levantamento foi pedido assim que o ministério recebeu o relatório, explica a secretária de Estado adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz. "O objectivo é perceber por que é que uma criança não tem documentos de identificação e tratar deles; ou por que é que uma criança está há tanto tempo no sistema e o que pode ser feito para alterar a situação", diz.

A secretária de Estado encara o documento, do Instituto da Segurança Social, como "um instrumento fundamental" de apoio ao trabalho que está a ser desenvolvido.
Quantos aos 915 menores que se mantinham sem projecto de vida, Idália Moniz lembra que algumas situações requerem mais tempo e estes projectos "não podem ser definidos de um momento para o outro". Em 2006 entraram no sistema perto de duas mil crianças. Saíram 2771.