12.7.23

Inflação recua para 3,4% em Junho

Ana Brito, in Público

Queda dos combustíveis contribui para a evolução do índice de preços.

A taxa de inflação homóloga recuou em Junho para os 3,4%.

Os dados finais da inflação divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) atestam os dados da primeira estimativa rápida, apresentada há duas semanas, confirmando que a evolução dos preços dos produtos energéticos e dos alimentos contribuiu para uma descida de 0,6 pontos percentuais face aos 4% de Maio.


Quanto ao indicador de inflação subjacente, ou seja, o índice total sem os produtos alimentares não transformados e os produtos energéticos, registou uma variação de 5,3%, que compara com os 5,4% em Maio.

A desaceleração do índice de preço no consumidor (IPC) “é em parte explicada pelo efeito de base resultante do aumento de preços dos combustíveis verificado em Junho de 2022”, salientou o INE. O instituto recorda que o índice registou "aumentos significativos de preços durante 2022" na maioria dos produtos incluídos na amostra, sendo os produtos energéticos dos que mais subiram.

Assim, qualquer análise do comportamento dos preços este ano "deve ter em conta" os impactos quer das variações homólogas de produtos que encareceram muito em 2022, quer do efeito da eliminação do IVA em diversos bens alimentares essenciais (medida que entrou em vigor em meados de Abril), frisa a autoridade estatística.

[...]

Produtos energéticos continuam a descer

[...]


Na próxima semana, dia 19 de Julho, o Eurostat deverá divulgar os dados do IHPC de Junho para os países da zona euro, mas as contas divulgadas há duas semanas apontavam para uma descida dos 6,1% de Maio para 5,5%, um nível muito distante da meta do BCE e um argumento válido para que a instituição liderada por Christine Lagarde continue a subir as taxas de juro de referência para controlar aquilo a que já chamou “um processo inflacionista mais persistente”.

A próxima reunião do conselho de governadores do BCE, em Frankfurt, está agendada para o próximo dia 27 de Julho.