22.2.08

Exclusão social: 41,5 ME para equipamentos sociais no distrito do Porto

in RTP

A secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, anunciou hoje em Baião que o distrito do Porto vai beneficiar, até 2010, de um investimento de 41,5 milhões de euros na construção de equipamentos sociais.

"Continuamos empenhados em investir muitos recursos no combate à exclusão social", salientou a governante.

Idália Moniz falava na cerimónia de assinatura de um contrato de comparticipação, orçado em cerca de 200.000 euros, que vai permitir a construção de uma nova creche na freguesia de Gôve, Baião, para 33 crianças, da responsabilidade da Obra do Bem-Estar Rural.

O Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) vai viabilizar 63 novos equipamentos no distrito do Porto, disponibilizando cerca de 4.000 novos lugares para crianças ou idosos, além de criar mais de 1.000 postos de trabalho, garantiu ainda a secretária de Estado.

Lembrou, por outro lado, o forte investimento do Governo em zonas onde se verifica um maior envelhecimento da população, como o concelho de Baião, lembrando que foi este executivo que "teve a coragem de alterar" os critérios de atribuição de verbas que acabaram com a possibilidade de só serem criados novos equipamentos sociais, como creches, lares ou centros de dia, nos municípios com maior capacidade de influência.

Idália Moniz garantiu que esta política, além de uma maior racionalidade de investimentos, visa também criar condições para que aumente a natalidade nos concelhos do interior, combatendo-se a desertificação.

Enalteceu também o trabalho que as misericórdias têm desenvolvido na área social em todo o país, frisando que essa acção tem sido vista como um bom exemplo por responsáveis governamentais de outros membros da União Europeia.

Na cerimónia foi também assinalado o lançamento da primeira pedra do futuro Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) da Santa Casa da Misericórdia de Baião, na freguesia de Mesquinhata, um equipamento comparticipado em 340.000 euros pelo PARES.

Este centro vai trabalhar com cerca de duas dezenas de cidadãos portadores de deficiência.

O presidente da Câmara de Baião, José Luís Carneiro, agradeceu o apoio que o Governo tem prestado ao concelho nas áreas sociais, destacando que os investimentos em curso nas áreas da infância, idosos, deficiência e saúde têm permitido esbater desigualdades sociais, num município em que um quarto da população tem mais de 65 anos.

José Luís Carneiro reclamou da administração central "uma rápida discriminação positiva" para a região do Tâmega, lembrando que esta apresenta alguns indicadores sociais "muito preocupantes", sobretudo os decorrentes do recente aumento do desemprego, "que tem gerado situações de exclusão social".

AYPM/JAM.