25.2.08

Situação das famílias está a piorar

in Jornal de Notícias

O agravamento das condições de vida de muitas famílias, sobretudo das famílias desestruturadas e monoparentais, explica o elevado número de crianças em risco de pobreza. A explicação, avançada pela presidente do Banco Alimentar, é partilhada por Maria do Carmo Tavares, dirigente da CGTP.

"Nós temos vindo a alertar para este fenómeno, que está provado por dados estatísticos e estudos", disse Isabel Jonet em declarações à agência Lusa. "Muitas crianças apenas se alimentam com o que lhes é servido nas instituições de solidariedade social, nem sequer tomam pequeno almoço em casa", disse, referindo o caso de uma instituição que pesou as suas crianças antes e depois de elas irem de férias e verificou que elas regressaram mais magras porque não se alimentaram em condições.

Maria do Carmo Tavares, da CGTP, diz que "esta situação não é surpreendente, porque a pobreza está a agravar-se nas famílias portuguesas e isso, obviamente, reflecte-se nas crianças".

Para provar que os trabalhadores portugueses estão a empobrecer, a sindicalista lembra que um terço dos beneficiários do Rendimento Mínimo de Inserção (RMI) - mais de 30 mil pessoas - tem rendimentos provenientes do trabalho.