24.2.08

Cavaco pede mais cuidados continuados

in Jornal de Notícias

Cavaco Silva quer estimular criação de mais unidades de Saúde


O presidente da República inaugurou ontem a unidade de cuidados continuados da Misericórdia de Ribeira de Pena, classificando a sua presença na cerimónia como um estímulo à criação de mais unidades do género no país.

"A minha presença pode ser encarada como um estímulo para que mais unidades deste tipo surjam no nosso país", afirmou Cavaco Silva, para quem os cuidados continuados representam uma concepção humanista dos cuidados de saúde, que se situam entre o hospital e a família.

O presidente da República solicitou ainda à ministra da Saúde que se empenhe em novas unidades deste género, considerando que este tipo de cooperação com as Misericórdias ou outras instituições de solidariedade social apresenta-se como "bastante feliz", na medida em que a gestão beneficia com a proximidade.

Cavaco Silva inaugurou ainda o Auditório Municipal de Ribeira de Pena, considerando que vai contribuir para a qualidade de vida das pessoas do concelho e será também uma ajuda para a sua fixação.

O presidente da República aproveitou para salientar as mudanças encontradas em Ribeira de Pena, quase três décadas após a primeira visita, principalmente a nível das ligações rodoviárias. "Não imaginam as queixas que ouvi no passado por causa das curvas e da dificuldade de chegar a Ribeira de Pena", disse, exortando a que novas unidades empresariais se instalem neste concelho, de forma a aproveitar as novas ligações ao litoral e a Espanha (A7 e A24).

Apesar das melhorias encontradas, Cavaco Silva disse que não se deve ficar adormecido, nem deve haver resignação e que é preciso trabalhar.

No prolongamento do périplo pela região, o presidente da República manifestou, em Boticas, o apoio à descentralização e transferência de mais competências e meios financeiros para as autarquias, nomeadamente na área da educação.