26.2.08

Observatório da Luta contra a Pobreza na Cidade de Lisboa aponta população em risco

in Agência Ecclesia

Após um ano da implementação do Observatório de Luta Contra a Pobreza na Cidade de Lisboa, os resultados indicam que idosos, famílias endividadas e com pouca formação são as pessoas com maior risco de empobrecer.

O primeiro relatório do Observatório da Luta contra a Pobreza na Cidade de Lisboa, divulgado hoje num seminário internacional, refere que as situações de pobreza se verificam, sobretudo, nos bairros antigos da capital, que não são renovados, mas que são, muitas vezes, invadidos por actividades ligadas ao turismo.

Estes dados iniciais estão hoje a ser apresentados em Lisboa, um Seminário internacional, que conta com a presença de peritos nacionais e internacionais que irão “confrontar a nossa experiência, visões e modelo com outros Observatórios e, dar início a um processo de aprendizagem mútua entre diferentes contextos e práticas” com o objectivo de facilitar o “estabelecimento de uma rede europeia de observatórios locais”.

Esta reflexão faz ainda mais sentido quando a Comissão Europeia na sua Comunicação de 17 de Outubro de 2007 intitulada "Modernizar a protecção social na perspectiva de maior justiça social e coesão económica: avançar com a inclusão activa das pessoas mais afastadas do mercado de trabalho", manifestou o seu interesse em apoiar uma "rede de observatórios locais em parceria com as autoridades locais, prestadores de serviços e ONG's, para acompanhar e promover as melhores práticas, em particular no que diz respeito ao acesso a serviços de qualidade".

Presentes no Seminário estarão responsáveis de Observatórios em Espanha, França, Hungria, Itália, Bélgica, com o objectivo de reflectir sobre as experiências e caminhar apara um Observatório Social na Europa, e também um representante da Comissão Europeia para os Assuntos Socais, Emprego e Igualdade de Oportunidades.

Desde Outubro de 2006 que a Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal (REAPN), em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa promove a implementação de um Observatório de Luta Contra a Pobreza.

A definição e construção deste organismo tem como objectivo geral contribuir para o conhecimento da realidade socio-económica de Lisboa e, por outro lado, e tratando-se de uma experiência piloto, experimentar metodologias, construir instrumentos teóricos (indicadores) e práticos (métodos de recolha e analise participada) capazes de fazer desta experiência uma prática modelar apta para ser disseminada e adoptada por outros Concelhos e / ou dimensões territoriais.

O método de trabalho é assente em parcerias interinstitucionais e interdisciplinares, que deverão ser capazes de contribuir para o reforço das dinâmicas de desenvolvimento local existentes e a desenvolver, no sentido da resolução dos problemas estruturais de pobreza e exclusão social da Cidade de Lisboa, tendo como objectivo último a inclusão social das pessoas que enfrentam tais problemas.

A Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal (REAPN) desenvolve a sua actuação ao nível do combate à pobreza e exclusão social, utilizando como instrumentos preferenciais e estratégicos a informação, a formação e a investigação.