25.2.08

Mais política social para falar à Esquerda

Ana Paula Correia, in Jornal de Notícias

A pouco mais de um ano das eleições, a viragem do discurso socialista para a Esquerda está consolidada. A prová-lo está a opção pelo tema - "Políticas sociais" - das jornadas parlamentares do PS, que hoje começam na Guarda. A cidade que foi escolhida antes de o jornal "Público" ter noticiado a existência de dúvidas sobre a autoria de projectos de construção civil, no concelho, assinados por José Sócrates, enquanto engenheiro técnico.

A par da necessidade de conquistar as vozes do descontentamento interno, está a urgência de explicar aos portugueses/eleitorado as opções que estão a ser tomadas e as inflexões que se preparam. Daí a presença na Guarda do ministro do Trabalho e da Solidariedade, Vieira da Silva, e, em particular, Ana Jorge, a nova titular da Saúde. Aos deputados socialistas, a ministra apresentará as linhas da sua política, que embora não divirja, no essencial, de Correia de Campos, irá no sentido de harmonizar a redução de custos com sensibilidade social.

É nesse sentido que podem ser lidas as palavras aos jornalistas do líder parlamentar, Alberto Martins, numa antevisão dos trabalhos "Haverá diálogo crítico e construtivo com o Governo e será uma oportunidade para aferir resultados das políticas e anunciar novas iniciativas. Tudo isto, numa perspectiva de que o Executivo e o grupo parlamentar são uma mesma realidade, enquanto responsabilidade no cumprimento do programa do Governo".

Espera-se, por isso, que José Sócrates leve para a sessão de encerramento das jornadas, na quarta-feira, um discurso de crítica ao estado da Oposição, em particular do PSD, mas também o anúncio do reforço da acção governativa nas áreas sociais.