19.2.08

IEFP com menos desempregados inscritos

João Manuel Rocha, in Jornal Público

O ministério liderado por Vieira da Silva apresenta cada vez menos desempregados inscritos nos centros do IEFP


A Portugal tinha 399.674 desempregados inscritos nos centros do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), no final de Janeiro. O número representa um decréscimo de 12,7 por cento face a igual mês de 2007 - menos 57.960 desempregados - e confirma uma trajectória descendente do desemprego registada pelo vigésimo terceiro mês consecutivo.

Apesar do decréscimo anual, os dados ontem divulgados pelo IEFP indicam um aumento de 2,4 por cento no número de desempregados inscritos face ao mês anterior. Quer dizer que, no final de Janeiro, havia mais 9394 inscrições do que no fim de Dezembro de 2007.

Em Janeiro, inscreveram-se nos centros de emprego 55.252 desempregados, menos 3,4 por cento do que no mês homólogo do ano anterior, mas mais 55,9 por cento do que no mês anterior.

Em termos regionais, o fluxo de desempregados diminuiu em todas as regiões, com excepção dos Açores, onde cresceu 2,5 por cento no último ano. As reduções mais significativas foram registadas no Alentejo, com 14,7 por cento, e na região de Lisboa e Vale do Tejo, com 14,5 por cento. Face a Dezembro, todas as regiões aumentaram o volume de desemprego, mas os acréscimos mais significativos ocorreram no Alentejo (8,3 por cento) e Algarve (7,4 por cento).

A diminuição homóloga do desemprego verificou-se tanto entre os homens como nas mulheres, junto das quais a falta de trabalho é maior. Mas a tendência de descida é maior no sexo masculino (menos 16,2 por cento) do que nas mulheres (menos 10,1 por cento).

Todos os níveis de habilitação registaram menos desempregados do que há um ano, mas o principal destaque vai para os inscritos que têm o 2.º ciclo do ensino básico, nível escolar onde se verificou uma redução de 19,9 por cento, e o 1.º ciclo, onde se observa uma diminuição de 17.

Relativamente a Janeiro de 2007, verifica-se que o desemprego de curta duração caiu 13,6 por cento e o de longa duração baixou 11,3 por cento.