21.2.08

Imigrantes terão de fazer testes

Rita Jordão, Correspondente em Londres, in Jornal de Notícias

Imigrantes no Reino Unido que queiram adquirir a nacionalidade britânica passarão, em breve, a ser sujeitos a testes que demonstrem o contributo que poderão dar para a sociedade britânica.

Estes testes de "britanicidade" poderão incluir um período de cidadania temporária durante o qual alguns imigrantes terão de fazer contribuições especiais para um fundo público, que visa gerir o impacto da imigração no Reino Unido e ajudar comunidades que mais têm sofrido com o aumento de imigrantes no país.

O acesso a benefícios e subsídios será também restrito durante o processo de nacionalização, mas a Oposição acusa o Governo de usar as propostas como uma peneira para tapar de olhos para um problema crescente e ignorar, em simultâneo, a imigração vinda de dentro da própria Europa. As novas propostas, que se aplicam apenas a imigrantes fora das fronteiras externas da União Europeia, foram ontem apresentadas ao Parlamento pela ministra do Interior, Jacqui Smith, que defendeu que o novo esquema será "mais fácil para o público e para os imigrantes e reflecte os valores e não os receios dos britânicos".

A existência de cadastro criminal será um dos principais impedimentos no processo de cidadania, com a maioria dos crimes a representarem um entrave para quem procura viver permanentemente no país.

Actualmente, os imigrantes que apelam à cidadania britânica são obrigados a jurar obediência numa cerimónia pública, da mesma forma que têm que aprender um dos idiomas falados no Reino Unido e realizar um exame escrito.

O projecto de lei só deverá começar a ser discutido no Verão e só irá afectar novos imigrantes a partir de meados de 2009 ou 2010.