21.4.08

Famílias numerosas sentem-se penalizadas

in Jornal de Notícias

Famílias numerosas têm associação com cerca de 7000 membros


A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), considera que a sua importância começa a ser cada vez mais reconhecida, especialmente no apoio de autarquias e empresas, mas referiu que ao fim de nove anos de luta ainda persiste o problema de penalização a famílias numerosas.

A APFN, que comemora amanhã o seu nono aniversário, destaca o crescente número de famílias numerosas que se inscrevem diariamente e que, em breve, vão ultrapassar os 7000 sócios, o que reflecte, diz, o número crescente das famílias numerosas em Portugal.

"É um indicador do desejo dos portugueses de terem uma família numerosa", comentou Ana Cid Gonçalves, secretária-geral da APFN "O Governo precisa de prestar atenção a este aumento, porque comunica o que as famílias portuguesas querem".

A Associação salienta "o direito da Família em ter filhos sem ser penalizada pelo Estado". O problema actual, refere a APFN, "não está na falta de ajuda mas sim nas penalizações a nível fiscal e de abono de família", que dificultam a escolha de casais em ter mais do que dois filhos.

"Os casais querem ter filhos, mas não os podem ter. Os custos económicos e sociais acabam por ser demasiado fortes para um casal que quer ter uma família mais numerosa", lamentou

Diz a associação que o número de filhos que os casais querem fica acima da média actual.

Segundo os dados da APFN, o número de filhos desejados por casais é 2,1 enquanto que os dados mais recentes indicam que a média está em 1,3 filhos por casal.

Ana Cid Gonçalves explicou que já se começa a ver alguma preocupação por parte do Estado, mas que as medidas aplicadas continuam a ser insuficientes para resolver o problema de penalização fiscal.

A Associação diz verificar-se "uma diferenciação injustificada" no tratamento fiscal entre divorciados e cônjuges, acrescentando ver com preocupação a política de liberalização do divórcio, a qual, considera, terá efeitos desastrosos para os casais.

A APFN indica que é mais "no apoio das autarquias, das empresas e no aumento dos sócios que se vê a necessidade e o reconhecimento da associação". protocolos estabelecidos com cerca de 700 empresas que permitem descontos aos sócios da APFN. Uma das vertentes reside nos descontos proporcionados por 700 empresas.