23.4.08

Bela Vista com mais de metade da população em risco de pobreza

in O Setubalense

O estudo realizado permitiu apurar que mais de metade dos moradores da Bela Vista estão em risco de pobreza, já para não falar da taxa de desemprego que é três vezes superior à média nacional.

O sociólogo José Miguel Nogueira considera que “há alguns resultados [deste estudo] que são preocupantes”, como é o caso de uma em cada quatro crianças ficar sozinha em casa depois do período de aulas. Aponta o facto de os pais terem um baixo rendimento, o que os leva às vezes a ter dois empregos, e por isso, as crianças ficam sozinhas em casa, ou então são os irmãos mais velhos que tomam conta dos mais novos. No entanto, o coordenador do estudo relembra a existência de creches e infantários de instituições, no bairro, mas que ainda “é preciso sensibilizar as famílias para usarem esses serviços, muitos deles patrocinados pelo Estado através da Segurança Social, e que têm de ser rentabilizados ao máximo”.

Da população activa dos bairros da Bela Vista (Azul, Amarelo e Cor-de-rosa), o desemprego atinge quase 30%, dos quais ¾ estão a mudar de emprego e os restantes estão à procura do primeiro emprego. A taxa de desemprego é bem superior à média nacional, que ronda os 8%, e mais de metade dos moradores desempregados dos três bairros da Bela Vista têm menos de 34 anos.

Apesar da média de idades dos moradores da Bela Vista rondar os 34 anos, 30% só tem o 1º ciclo do Ensino Básico e cerca de um em cada dez não sabe ler nem escrever. Relativamente ao Ensino Superior os números são praticamente imperceptíveis, uma vez que apenas 1% da população tem Licenciatura ou Bacharelato. O facto de acharem que o nível de escolaridade atingido já era suficiente foi a principal razão apontada para não terem prosseguido os estudos.

O risco de pobreza afecta mais de metade da população da Bela Vista, sendo que esta situação tende a ser mais grave em famílias de união de facto com filhos menores e em famílias monoparentais também com filhos menores. O custo de vida elevado foi apontado, por 70% da população, como o principal motivo para viver com dificuldades económicas.

Apesar de metade dos moradores dizer que gosta muito ou mais ou menos de viver no bairro, mais de 40% acha que a Bela Vista piorou muito neste últimos cinco anos e apontam a insegurança como a causa principal.

Em suma, este estudo aos modos de vida da população da Bela Vista permitiu saber quais são os principais problemas da população, nomeadamente pobreza, desemprego, custo de vida elevado, baixo nível de escolaridade e abandono escolar precoce, entre outros.