16.4.08

Mapa da pobreza e da fome alastra

Miguel Marujo, in Fátima Missionária

Factura pesada dos alimentos afecta países mais pobres do mundo. Motins multiplicam-se de África à América Central, passando pela Ásia Burkina Faso, Camarões, Costa do Marfim, Egipto, Etiópia, Filipinas, Haiti, Indonésia, Madagáscar e Senegal. De África à América Central, passando pela Ásia. O mapa de motins provocados pelo aumento dos preços dos cereais aumenta e assusta cada vez mais. É um verdadeiro mapa-mundo de pobreza e fome o que se desenha.

Com estes motins relatados em todo o mundo, a agência das Nações Unidas para as actividades agrícolas advertiu esta segunda-feira que a factura da importação de cereais terá um aumento de mais de 50 por cento nos países mais pobres do mundo.

“A inflação dos alimentos atinge mais duramente os pobres, uma vez que a quota de alimentos no total das suas despesas é muito mais elevada do que a das populações mais ricas”, disse Henri Josserand, do sistema denominado “Global Information and Early Warning”, da FAO - Organização Alimentação e Agricultura.

Citando o relatório da FAO sobre a situação, Josserand notou que “[os produtos alimentares] representam cerca de 10 a 20 por cento do consumo nos países industrializados, mas uns 60 a 80 por cento nos países em desenvolvimento, muitos dos quais são importadores” desses produtos.

O relatório afirma que o aumento de 56 por cento em 2007-2008 segue-se ao já duro aumento de 37 por cento em 2006-2007. Para os países africanos com uma baixa renda, e deficitários nos alimentos, estima-se que a factura destes alimentos cresça 74 por cento, devido ao aumento acentuado dos preços internacionais dos cereais, das taxas de transporte e dos preços do petróleo, segundo a FAO.