19.4.08

Pobreza: Director da revista CAIS critica falta de vontade política para criar Observatório Nacional

in RTP

O director da revista CAIS, Henrique Pinto, acusa o Estado de não ter vontade em criar um Observatório Nacional para combater a pobreza e a exclusão social, uma ideia sugerida há um ano pelo presidente da associação.

Em declarações à Agência Lusa, à margem da sessão de encerramento do 7º Congresso da Associação CAIS, que decorreu quinta-feira, Henrique Pinto salientou que "a pobreza não está só no desemprego" e que "os sem-abrigo muitas vezes nem são inseridos nos planos nacionais de inclusão social".

Pelo sétimo ano consecutivo, a associação da CAIS pretendeu reflectir e debater questões relacionadas com problemas sociais.

"Aquilo que debatemos tem infelizmente pouco impacto, porque as pessoas ainda são muito indiferentes a estes assuntos. O nosso principal objectivo é tentar chegar aos media e ao poder político", afirmou Henrique Pinto.

O director da revista apelou ainda à construção de uma cidadania inclusiva, "um conceito essencialmente jurídico mas que tem de ter uma prática no dia-a-dia das pessoas".