27.4.08

Imigrantes de Leste ganham hoje apoio de nova associação

Manuel Vitorino, in Jornal de Notícias

Foi à sombra de uma árvore de "frutos bonitos e adoçicados" - a Kalína - que a Associação dos Imigrantes de Leste foi buscar a inspiração para ajudar à reintegração das famílias a viver na Área Metropolitana do Porto. Hoje, na sede da Fundação Portugal-África, por entre discursos, danças e cantares, os responsáveis vão pedir aos mecenas da cidade um espaço destinado às actividades lúdicas e recreativas das crianças.

"Queremos apoiar os nossos compatriotas e ajudar as suas condições de vida. A Kalína é nome de uma árvore típica de Leste e nós também queremos ganhar raízes ao promover o intercâmbio cultural dos povos", diz Alina Dudcó, moldava, a viver entre nós há quase dez anos e a trabalhar num gabinete de advocacia no Porto.

Como os "problemas não escolhem nacionalidade" e são transversais a várias comunidades, sejam elas vindas da Ucrânia, Rússia, Cazaquistão ou Roménia, a dirigente da Associação dos Imigrantes de Leste admitiu, ao JN, que, "dez anos depois da grande vaga" de imigrantes, os cidadãos estão mais familiarizados com a realidade portuguesa e já não vêm trabalhar apenas e só para as obras da construção civil. "Muitos já não ficam em Portugal para amealhar dinheiro e voltar para os seus países de origem. Muitos gostariam de ter acesso ao crédito bancário e montar as suas próprias empressas. Temos gente com conhecimento e formada tecnicamente para dar o salto em frente", referiu.

"Homens de boa vontade"


Como a associação tem um "papel importante a cumprir" nos domínios jurídico, social, educativo e formativo dos cidadãos vindos de Leste, Alina Dudcó lança o desafio aos empresários e "homens de boa vontade" no apoio de instalações capazes de ajudar os filhos dos imigrantes. "Como está quase a chegar o Verão, gostararíamos de poder organizar colónias de férias para os filhos dos nossos compatriotas. Seria uma maneira saudável de promoção dos tempos livres", enfatiza.

Ajudas à parte, a cerimónia terá duplo simbolismo como se celebra a Páscoa ortodoxa, o clima será de festa; por outro, assistem ao nascimento de uma associação vocacionada para a promoção e defesa dos imigrantes de Leste. A festa terá a participação do Núcleo de Etnografia e Folclore da Academia do Porto e só foi possível de realizar graças à Junta de Lordelo do Ouro.