28.4.08

Imigração gera mercados específicos de consumo

in Jornal de Notícias

Cosmopolita, saudosista ou étnico? Estes são os perfis mais comuns entre os consumidores que se sentem atraídos por ofertas alternativas e que procuram os mercados etnoculturais que podemos encontrar em Lisboa.

Os conceitos foram "desenhados" por Francisco Lima da Costa, sociólogo que vai defender amanhã uma tese de doutoramento que reflecte sobre o contributo da imigração para as cidades, a partir de dados recolhidos num inquérito à diversidade promovido pelo grupo de trabalho SocinovaMigrações.

O objectivo foi tentar perceber quem são os consumidores da diversidade e que tipo de produtos preferem. "A economia etnocultural é um factor de inclusão importante", explicou o investigador em entrevista à Lusa. O fenómeno da imigração pode ser encarado numa óptica negativa "de estereótipo e fechamento" ou de forma mais positiva e inclusiva através dos consumos culturais, adiantou.

Enquanto os étnicos consomem produtos que fazem parte das suas próprias referências, os cosmopolitas encaram o exótico como um valor em si. Os saudosistas têm um padrão de consumo mais indistinto. "São pessoas que tiveram uma relação directa ou indirecta com esses universos", como os macaenses, os retornados e os ex-combatentes.