29.4.08

Inflação paga pelos pobres

in Jornal de Notícias

O comissário europeu responsável pelos assuntos económicos disse, ontem, que "a inflação é o maior problema" que a União Europeia "tem de resolver no curto prazo".

Joaquin Almunia aproveitou a conferência de Imprensa para mandar recados aos governos dos 27, dizendo que a subida "impressionante" da inflação que está a preocupar as autoridades é, na "maior parte" dos países da UE, consequência do "mau funcionamento do mercado, da falta de reformas estruturais e de competitividade" e não exclusivamente resultado da subida dos preços dos bens alimentares e da energia.

Almunia disse que quem está a "pagar" são os sectores "mais pobres" da sociedade, recomendando que os executivos dos 27 prestem atenção às consequências "sociais" da inflação. Neste sentido, o comissário pediu aos governos, que usam as estatísticas da Comissão Europeia, para aumentarem o esforço no sentido de "adoptar e implementar reformas estruturais que possam contrariar os riscos da inflação". Almunia disse que as eventuais estratégias que possam proteger os cidadãos das consequências da inflação terão consequências "extremamente positivas". Bruxelas prevê que este ano o índice de preços aos consumidor suba para os 2,8% em Portugal, 3,2% na Euroárea e 3,6% na UE- -27.