23.4.08

ANMP lança "cidadania activa"

Luís Geirinhas, in Jornal de Notícias

Combater o afastamento dos cidadãos da participação activa na vida política e social da sua comunidade. É com este objectivo que a Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) anunciou, ontem, o lançamento do projecto "Cidadania Activa".

A iniciativa, a ser implementado em duas fases, tem como base o conceito de que "todos são responsáveis" pelo desenvolvimento da sociedade onde vivem. "Importa que os cidadãos se interessem pela vida pública, acompanhem e colaborem com a governação autárquica", defendeu o dirigente Fernando Ruas, durante a apresentação da campanha, no Barreiro.

Para o responsável, "é fundamental que as pessoas intervenham mais na tomada das grandes opções políticas", numa altura em que, alertou, "o abstencionismo continua, tendencialmente, a agravar-se em Portugal".

Para transmitir esta mensagem, numa primeira fase, a ANMP vai criar uma "carta" explicativa do conceito de "cidadania activa", para sensibilizar a população para a necessidade de se envolver mais com as decisões tomadas no seio da comunidade.

A acção será complementada com a distribuição de mupis de divulgação por diversos municípios, com a edição de selos de correspondência com a imagem geral da campanha e, ainda, com a criação de um 'microsite' na página de Internet da associação, com acesso a outros sítios de autarquias e instituições onde serão disponibilizadas informações que aproximem os cidadãos da gestão autárquica.

A nível local, a campanha lança o desafio aos municípios de desenvolverem novos instrumentos de trabalho, tais como orçamentos participativos, atendimentos públicos, reuniões de Câmara e de Assembleia Municipal descentralizadas, assim como semanas dedicadas às freguesias. A ANMP sugere, ainda, a realização da iniciativa "Presidente na Escola", para estreitar a ligação com os jovens.