2.10.14

Maus-tratos. Todos os dias há um pai agredido pelo filho

Por Marta Cerqueira, in iOnline

A maioria das vítimas de maus-tratos são mulheres e têm mais de 65 anos

Em nove anos, 3988 pais foram maltratados pelos filhos em ambiente doméstico.Feitas as contas, todos os dias há um pai (ou mãe) a ser vítima de maus--tratos em Portugal. De acordo com um estudo divulgado ontem pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), durante os anos de análise – de 2004 a 2012 – o número de vítimas do sexo feminino (81%) foi sempre superior ao número de homens agredidos. Segundo Maria Félix Duque, coordenadora do centro de formação da APAV, mais do que um vínculo financeiro entre agressor e vítima, quando se fala em pai e filho, é o vínculo emocional que prevalece, mais ainda quando se trata de mães.

“O vínculo emotivo é mais forte com as mães que, por outro lado, são também mais permissivas em relação a alguns comportamentos pouco tolerados pelos pais”, refere. Além disso, a responsável acredita que o facto de as mulheres terem uma esperança de vida superior e terem os filhos sobre sua dependência durante mais tempo potencia a ocorrência de mais crimes.
Do outro lado da tabela, é do sexo masculino a dominar a tendência, com 71% de homens como agressores, na sua maioria com idades entre os 36 e os 45 anos. Além de alguns comportamentos estarem ligados ao consumo de álcool e drogas, também a convivência entre pai e filho pode potenciar episódios de violência. Maria FélixDuque acredita que o regresso dos filhos adultos a casa dos pais, comportamento potenciado pela crise financeira, pode estar na origem de situações de violência. Além disso, a responsável aponta o chamado “stresse do cuidador”, associado aos filhos que ficam com a responsabilidade de cuidar dos pais idosos, como potenciador de episódios de violência.

O estudo revela ainda que são os maus-tratos psíquicos a registar a maior percentagem dos casos. “As pessoas esquecem-se que, no limite, a própria infantilização dos idoso pode ser considerada agressão”, explica a responsável. Os maus-tratos físicos surgem logo a seguir, com registo de 2607 episódios em nove anos. Já as situações de coação e ameaça surgem em terceiro lugar, representando 18,83% do total de casos registados pela associação.