2.10.14

Semana da Luta contra a Pobreza e Exclusão Social

in Diário @atual

O Município de Valpaços vai organizar entre 13 e 17 de Outubro a Semana de Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social. Para cinco dias estão programadas várias atividades sobre o tema, como exposições, cinema, workshops, cordão humano, entre outras.

O programa de actividades começa na segunda-feira, 13 de Outubro, às 15:00 horas, com a conferência “Os novos pobres e exclusão social”, cujos oradores são José António Pinto (Prémio dos Direitos Humanos/2013 atribuído pela Assembleia da Republica) e Pe. Agostinho Jardim Moreira (Presidente da Rede Europeia Anti Pobreza – EAPN).

Também na segunda-feira dá-se início a duas exposições sobre a temática. Uma na Rua Passos Manuel, que estará adornada e na qual a população é chamada a intervir e completar a frase “Ser feliz é…”. Outra, “Reflexão simbólica”, apela à participação dos comerciantes locais e dará a conhecer estatísticas, leis, estudos, etc., ligados ao tema.

Nos dias 14 e 15 de Outubro, terça e quarta-feira, pelas 18:00 horas, terá lugar na Biblioteca Municipal de Valpaços o workshop “Pobreza e Exclusão Social” destinado, sobretudo, a profissionais da área.

Na quinta-feira, dia 16 de Outubro, pelas 16:00 horas, no Pavilhão Multiusos de Valpaços, será exibido o filme “A esperança está onde menos se espera”, de Joaquim Leitão.

Cerca das 18:00 horas, a Biblioteca Municipal de Valpaços será palco de uma Acção de Sensibilização sobre “Gestão Alimentar”, levada a cabo por enfermeiros do Centro de Saúde de Valpaços, que pretende exemplificar formas de manter uma alimentação saudável com um menor custo.

No dia 17 de Outubro, sexta-feira, dia de encerramento da Semana de Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social, o Cordão Humano, cerca das 15:30 horas, com núcleo na Praça do Município, pretende chamar a atenção para a problemática. Apela-se aos participantes, e todos estão convidados, que usem uma t-shirt branca.

A iniciativa Pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social, que pela Rede Europeia Anti Pobreza remonta ao ano de 2010, tem tido um grande sucesso a nível nacional no alertar para estas problemáticas.

Espera-se que estas atividades: – Contribuam para a sensibilização da problemática em causa – Apelem à participação e ao ativismo – Abranjam tanto quanto possível todos os públicos envolvendo diferentes áreas e sectores da sociedade civil – Envolvam, sempre que possível, a participação de pessoas em situação de pobreza e/ou exclusão social – Permitam o uso de recursos das organizações, reduzindo custos • Mobilizar a sociedade portuguesa, sensibilizando-a para a compreensão dos fenómenos da pobreza e exclusão social enquanto violações de Direitos Humanos.