10.9.15

Liga dos Bombeiros apela à solidariedade das corporações com os refugiados

In Visão

A Liga dos Bombeiros Portugueses apela ao "acolhimento e integração" dos refugiados por parte das corporações nacionais

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), "instituição comprometida com os valores do humanismo e da solidariedade, apela à solidariedade das AHB de todo o país", pois, "não pode ficar indiferente", perante o "problema social de consequências dramáticas para milhares de migrantes provenientes do Médio Oriente".

Para isso, a Liga "solicita às AHB a sua opinião sobre esta temática" e questiona-as sobre a "disponibilidade e abertura para o eventual acolhimento e integração dos migrantes que se fixarão em Portugal", acrescenta o mesmo comunicado.

Numa "informação interna" dirigida a todas as associações, a LBP "apela para que as instituições que são responsáveis concorram com a sua indispensável colaboração no sentido de encontrar, conjuntamente, a melhor solução de atuação e, ao mesmo tempo, a melhor capacidade de resposta a fim da satisfação de uma missão".

Trata-se, no fundo, de uma missão para a qual, pela "génese humanitária que envolve o trabalho de voluntariado", os bombeiros estão "fortemente vocacionados e habilitados", sustenta a Liga.

"Não estamos preocupados em sensibilizar" as associações de bombeiros para esta causa, "pois elas já estão sensibilizadas, mas queremos, sobretudo, conhecer as suas disponibilidades e meios", sublinhou à agência Lusa o presidente da LBP, Jaime Marta Soares.