11.9.15

Torres Novas disponível para acolher refugiados

In O Almonda

Portugal prepara-se para acolher 1500 refugiados e 15 municípios portugueses já manifestaram solidariedade junto do Conselho Português para os Refugiados. Entre eles, Santarém, Ourém e Torres Novas.

Santarém, Ourém e, mais recentemente, Torres Novas são os primeiros concelhos do Médio Tejo dispostos a prestar auxílio aos migrantes que diariamente chegam à Europa.

No site oficial da Câmara Municipal, o município torrejano anunciou estar disponível para “poder apoiar, nos limites da sua capacidade, casos considerados mais urgentes pelo Conselho Português para os Refugiados” (CPR), alegando que “a fragilidade humana daqueles que chegam em condições de degradação física e emocional não se compadece com questões burocráticas, nem tão pouco pode aguardar”.

Lisboa, Loures, Olhão, Sintra, Fundão, Batalha, Santa Maria da Feira, Amarante, Oliveira do Hospital, Idanha-a-Nova, Miranda do Corvo e Penela são as restantes câmaras que se manifestaram interessadas em receber refugiados.

Nas últimas semanas foram muitos os municípios, instituições, famílias e empresas a mostrar-se disponíveis para ajudar com terrenos, habitações, emprego e kits de emergência.