3.9.15

Lisboa cria fundo de 2ME para apoiar refugiados

In Açoriano Oriental

O presidente da Câmara de Lisboa anunciou que a autarquia vai criar um fiando de dois milhões de euros, que será gerido em articulação com outras instituições, para apoiar os refugiados que venham para a cidade.

“Criaremos um fiando de cerca de dois milhões de euros, que utilizaremos em articulação com instituições como a Santa Casa da Misericórdia, que é linha avançada na resposta a este problema”, corno o Conselho Português para os Refugiados e como a Cruz Vermelha, “para que possamos dar as respostas básicas e fundamentais à crise humanitária”, informou Fernando Medina.

O autarca socialista, que falava terça-feira à noite no seu novo espaço de opinião na TVI24, no programa “21 hora”, precisou que este apoio se centra na criação de “alojamentos temporários, alimentação, cuidados de saúde e cuidados de educação”.

“Este é o momento de responder à crise humanitária e este é o momento de agir”, vincou.

Fernando Medina avançou ainda que em Lisboa “está a ser preparada, por várias instituições, uma rede de acolhimento” aos refugiados que vierem para a cidade.

“O compromisso que existe da parte de Lisboa é não só fazer a sua parte” de apoiar estes refugiados, corno também “dar um contributo adicional”, através da criação do fundo, salientou, qualificando esta realidade como “a luta pela vida e pela sobrevivência”..