23.9.15

Arcebispo de Évora disponibiliza recursos da arquidiocese para refugiados

In Diário do Sul

O arcebispo de Évora, José Alves, manifestou disponibilidade para o acolhimento de refugiados em imóveis devolutos da arquidiocese, afirmando estar convencido que muitas pessoas das paróquias vão colaborar como voluntárias nas estruturas de receção.
“Quando formos solicitados, estamos abertos a poder colaborar
com edifícios que tenhamos eventualmente devolutos para albergar as pessoas que não tenham alojamento”, afirmou o prelado.

O arcebispo mostrou-se “convencido” de que “muita gente das paróquias e das instituições” da Arquidiocese de Évora “vai colaborar como voluntária” naquilo que considerou uma “ação humanitária”.

José Alves realçou que “muitas congregações religiosas e instituições ligadas à igreja” já integram uma plataforma, que foi constituída por entidades privadas para dar uma resposta aos refugiados que chegam ao país.

A situação dos refugiados “é tremendamente aflitiva” para o mundo e, em particular, para a Europa, disse o arcebispo, assinalando que “dezenas e centenas de milhares de pessoas ficam sem casa, sem trabalho, sem recursos e sem pátria”.

“Todos nós nos temos de sentir comprometidos para ajudar a minorar os efeitos perniciosos desta tragédia humana”, referiu.

Em Portugal, quase uma centena de autarquias já se disponibilizou para receber refugiados, mas os municípios afirmam esperar indicações do Governo e do Conselho Português para os Refugiados (CPR), enquanto grupos de cidadãos e instituições civis se têm desdobrado em iniciativas.
Migrações