12.7.17

Governo vai discutir regras do subsídio de desemprego em concertação social

Catarina Almeida Pereira, Elisabete Miranda, in Negócios on-line

PCP e Bloco de Esquerda pediram o fim total do corte dos 10%. O Governo resolveu levar a questão a concertação social antes do final do ano.

O Governo vai levar as regras do subsídio de desemprego a concertação social no segundo semestre deste ano. A eliminação total do corte de 10% aplicado após seis meses é apenas uma das alterações que poderão estar em cima da mesa, explicou em entrevista ao Negócios a secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim.

"Não significa que se faça uma revisão do regime de desemprego mas não está excluído o estudo da prestação de desemprego e da sua adequação", afirmou Cláudia Joaquim.

Em Junho, entrou em vigor a norma travão que impede que o corte de 10% faça com que o subsídio fique abaixo de 431 euros (o equivalente a um indexante de apoios sociais), mas PCP e Bloco de Esquerda querem ir mais longe, eliminando o corte em todas as circunstâncias. Em Março, a intenção foi chumbada pelo PS, que prometeu avaliá-la durante as negociações para o próximo orçamento do Estado.