25.7.17

Seis mil avós da Área Metropolitana do Porto em encontro no Europarque

in Diário de Notícias

O Dia Metropolitano dos Avós comemora-se quarta-feira no centro de congressos Europarque, em Santa Maria da Feira, com mais de 6.000 participantes de 15 municípios da região do Porto e um programa de animação que inclui a atuação do cantor Roberto Leal.

Segundo revela em comunicado o Conselho Metropolitano do Porto, o objetivo do encontro é "valorizar o papel dos avós enquanto cidadãos ativos e privilegiados na transmissão de valores sociais e culturais na sociedade".

Proporcionando-lhes uma tarde de convívio e entretenimento coletivo, pretende-se assim também "promover a interculturalidade e a intermunicipalidade", em reconhecimento do "trabalho desenvolvido com a comunidade sénior pelos diversos grupos e associações de voluntariado" da área metropolitana.

Para esse efeito, a organização do encontro no Europarque preparou aos avós dos municípios da região "um dia recheado de atividades, como uma masterclass de ginástica, [uma sessão de] dança para os idosos e um concerto de Roberto Leal".

O programa inclui ainda atuações por coletividades da Feira, como: o grupo "Elemento C" do CIRAC de Paços de Brandão, a formação "Rufus e Circus" da Cooperativa Casa dos Choupos e o grupo de percussão "Sempre a Bombar" da Associação Pelo Prazer de Viver.

Além da referida masterclass de ginástica por monitores do Programa Movimento e Bem Estar da Câmara Municipal da Feira, haverá ainda uma atuação com cavaquinhos pelo núcleo de Musicoterapia da Associação "Abraçar Mais" de Milheirós de Poiares, Danças Medievais pelo grupo MD5 e a atuação do duo de cordas "Blue & White".

A performance de Roberto Leal, por sua vez, será precedida por uma intervenção de Emídio Sousa, presidente do Conselho Metropolitano do Porto e também da Câmara da Feira - município que se faz representar no evento com cerca de 2.200 avós.

A participação desses seniores em concreto resulta de um convite dirigido à população pelas juntas de freguesia e outras instituições da Rede Social do concelho. No caso dos avós sem meio de deslocação próprio, o transporte até ao local fez-se por autocarro disponibilizado pela autarquia e teve um custo individual de 2,5 euros.

Além dos seniores da Feira, participam no encontro também os dos concelhos de Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Santo Tirso, Maia, Valongo, Paredes, Porto, Gondomar, Vila Nova de Gaia, Espinho, São João da Madeira, Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis.