3.7.17

Jovens partem em missão rumo à comunidade envelhecida de Vimioso

Olímpia Mairos, in RR

Ideia é conduzir os jovens a “participarem junto de uma pequena comunidade, na vida diária das pessoas e, através das actividades mais simples, partilhar a fé”.

É a primeira experiência de missão pastoral do movimento Juventude Eucarística Franciscana. Arranca esta segunda-feira, no concelho de Vimioso, um dos mais pequenos e desertificados do país, e prolonga-se até sexta-feira, dia 7.

“É uma iniciativa em parceria com a Unidade Pastoral Nossa Senhora da Visitação, em que os jovens vão partilhar com a comunidade o dom de serem cristãos, o dom da fé, através de várias actividades, do contacto pessoal, da presença”, explica a irmã Conceição Borges.

A iniciativa é aberta a todos os jovens que “queiram integrar e abarcar esta aventura e, através de jogos, actividades, voluntariado, participarem junto de uma pequena comunidade, na vida diária das pessoas e, através das actividades mais simples, partilhar a fé”.

É uma oportunidade para “sairmos no nosso sofá, das nossas circunstâncias, da nossa cidade, do trabalho, do estudo e dar do nosso tempo, que seria de férias, àqueles que possam precisar dos dons que podemos partilhar, no canto, na oração, na acção social, na presença, no acompanhar as pessoas que possam estar mais isoladas nessas pequenas comunidades”, explica a irmã Conceição Borges.

A missão no concelho de Vimioso é também uma oportunidade para os jovens “fazerem a experiência de Deus, partilhando-O com os outros”.

De acordo com a irmã Conceição Borges, “os jovens podem não saber que têm sede de Deus, mas têm, e a questão da interioridade é um tesouro que a Igreja ainda possui”. A missão da pastoral juvenil é “ajudar os jovens a descobrir o tesouro que trazem dentro, um tesouro que os enriquece, quando o descobrirem e partilharem”.

Os jovens vão viver em regime de acantonamento, em parceria com a UP Nª Srª Visitação, contando esta experiência também com o apoio da autarquia local.

A Juventude Eucarística Franciscana é um movimento juvenil da Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, com forte implantação na diocese de Bragança-Miranda.