25.7.17

O retrato (possível) da comunidade cigana em Portugal

in RR

As polémicas declarações do candidato do PSD a Loures relançaram o debate sobre a comunidade cigana portuguesa. Quem são e como vivem os ciganos em Portugal?

Em dois minutos. O retrato (possível) da comunidade cigana

Chegaram a Portugal há cinco séculos, mas, ainda hoje, é difícil saber ao certo quantos são. O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) aponta para 37 mil pessoas na comunidade cigana portuguesa, ou seja, representam menos de 0,5% da população do país.

Aliás, o estudo do ACM é o primeiro (e, até agora, único) a nível nacional sobre as comunidades ciganas. Realizado em 2014, com base em dados de 1.599 pessoas ciganas, conclui que um grande percentagem trabalha, embora não se trate de um trabalho no mercado formal, com contrato e salário.

Os dados revelam ainda que os ciganos portugueses têm baixos níveis de escolaridade, casam cedo e fazem da venda ambulante a principal actividade económica. Cerca de metade depende do Rendimento social de inserção (RSI).

Inquérito à comunidade cigana em Portugal


Com a polémica aberta pelo candidato do PSD à Câmara de Loures, a Renascença recupera três infografias que ajudam a traçar um perfil da comunidade cigana em Portugal. André Ventura, em diferentes entrevistas, acusou a comunidade cigana de subsidiodependência, sublinhando que há excessiva “tolerância” em casos em que a “a lei não é cumprida”.

As declarações de André Ventura têm gerado reacções de vários quadrantes da sociedade. O CDS retirou mesmo o apoio ao candidato à Câmara de Loures

Os Ciganos e a Escola

Em Junho de 2016, a Renascença visitou o Bairro das Pedreiras, em Beja, onde 500 ciganos vivem lado a lado com ratos, cobras e sarjetas a céu a aberto, apesar das várias promessas de um futuro melhor. "O cemitério dos vivos" é o retrato de uma comunidade que continua a enfrentar dificuldades de integração.