25.7.17

Grécia. 26 crianças, 15 mulheres e 15 homens resgatados pela GNR

in RR

Em menos de uma semana, a força portuguesa destacada em Samos já resgatou mais de 100 pessoas.

A Unidade de Controlo Costeiro resgatou na segunda-feira 56 migrantes, entre os quais 26 crianças, que viajavam numa embarcação de borracha na ilha grega de Samos.

“No decorrer do patrulhamento foi possível detectar e interceptar uma embarcação de borracha, com cerca de 10 metros, que transportava mais de meia centena de pessoas”, adianta a Guarda Nacional Republicana em comunicado.
Os migrantes - 26 crianças, 15 mulheres e 15 homens – foram resgatados a noroeste da cidade de Samos pelos militares portugueses destacados nesta ilha grega, no âmbito missão da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX).

Das crianças resgatadas, oito aparentavam menos de um ano de idade, acrescenta.

Em menos de uma semana, a força portuguesa destacada em Samos já resgatou mais de 100 pessoas.

Segundo a GNR, os migrantes “foram prontamente colocados a bordo da embarcação portuguesa por questões de segurança e transportados até ao porto de Malagari”, em Samos, onde foram entregues às autoridades locais.
Desde Janeiro, as várias missões portuguesas já salvaram 521 pessoas.

O principal objectivo da operação Frontex é prevenir, detectar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, contribuindo fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas no mar através de missões de busca e salvamento.

Segundo o site da Organização Internacional para as Migrações (OIM), este ano já chegaram à Europa mais de 112 mil migrantes e 2.361 pessoas estão dadas como mortas ou desaparecidas.