11.7.17

Roteiro "Cidadania em Portugal" promove debate na Região de Leiria

in Tinta Fresca

Largo da República O Roteiro Cidadania em Portugal vai estar, entre os dias 11 e 15 de julho, na Área Metropolitana do Porto, Região de Aveiro, Região de Leiria e Viseu Dão Lafões, com um programa de atividades sobre questões como Igualdade de Género, Combate às Desigualdades, Cidadania Ativa, entre outras.

O objetivo desta iniciativa - uma parceria do Governo e da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local (ANIMAR) - é colocar as redes e comunidades locais a discutir os temas da cidadania, da participação cívica, o combate às desigualdades ou as discriminações. Em Leiria, a acção decorre esta terça-feira, dia 11 de Julho, no Largo da República (10h-12h30) com uma acção de rua com o tema "combate às Desigualdades" e Quinta do Alçada, sede do Projeto Redes na Quint@, das 14 h30 às 16h30, com uma acção de sensibilização com o tema "Cidadania Ativa, Ambiente e Bem-estar."

O Roteiro teve início no dia 24 de outubro - Dia Municipal para a Igualdade - e vai percorrer todo o país até ao dia 30 de julho de 2017.

No percurso do Roteiro estão já mais de 160 municípios de Portugal continental e regiões autónomas. A rede de parcerias envolve ainda autarquias, organismos da administração pública, organizações da Economia Social e Solidária e outras entidades, tais como a ACAPO, Federação Portuguesa de Surdos, RUTIS, entre outros. O projeto conta ainda com a associação de microprojectos como a Fundação Maria Rosa/ComParte, rede ex aequo, Observatório para a Liberdade Religiosa e Acessível Êxito.

A equipa percorre o País numa carrinha, devidamente equipada com recursos lúdico-pedagógicos, para apoiar a dinamização de atividades propostas por redes locais.